25 September 2007

Você conhece Sofia Coppola?

O intuito aqui é tratar de música. Ai você me pergunta, Sofia Coppola por acaso faz música? Eu digo: quase.

Música e cinema caminham juntos quando se trata de Sofia. A filha de Francis Ford Coppola é cineasta e roteirista de apenas três filmes: Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros e Maria Antonieta.

Ainda não assisti Maria Antonieta, mas os 2 primeiros, intrigantemente, trazem 2 temas: a solidão e a inadequação. Sofia já conseguiu demontrar que é possível filmar o silêncio e a contemplaçao, algo que sabemos como sentir, mas que nem sempre somos capazes de analisar em outras pessoas, quando elas sentem.

Sua maneira de dirigir é tão sublime, sendo capaz de nos fazer perceber nuances tão pequenas e, ao mesmo tempo, significativas, onde o personagem se expõe através de olhares e frases que nunca são ditas. Pelo menos não completamente. Assistindo você fica com a sensação de um desencaixe total. Como se estivesse faltando alguma coisa, ou que algo está fora do lugar. Talvez por esse motivo, a trilha seja tão deliciosamente caprichada. Sofia consegue nos distrair com trilhas sonoras que efetivamente fazem parte do filme, cheias de estilo.

Em ''Virgens Suicidas'' a trilha sonora original foi inteiramente composta pelo duo francês Air, que parecem ser queridinhos de Sofia.

Em Encontros e Desencontros, há uma canção inédita dos franceses.

A trilha também é abrilhantada por outro mestre da eletrônica: Death in Vegas, que surge com “Girls”, um mantra que esconde as trucagens da eletrônica sob um crescendo de guitarras furiosas. Confesso gostar muito do bônus track escondida no final do disco, “More Than This”, clássico de Bryan Ferry, em uma impagável versão karaokê-trêbada de Bill Murray, que faz o papel melancólico de um ator decadente.

Como já sabido, não assisti Maria Antonieta mas sua trilha me chamou a atenção. Misturando bandas do pós-punk inglês como New Order, Gang Of Four, Cure e Siouxsie And The Banshees com gente novata que bebe nas mesmas águas - Strokes, Radio Dept - e ainda usando música eletrônica - Squarepusher, Apex Twin e Air, novamente eles.

A boa seleção assinada por Kevin Shields (do My Bloody Valentine, responsável também pela trilha de "Encontros & Desencontros") vale uma olhadela com atenção.

Vamos falar de outras trilhas por aqui...

Minha vida tem trilha sonora, e a sua?

Nesse momento ouço: The Chemical Brothers ''Asleep from Day''

2 comments:

eveline said...

gostei das observações! poderia, já que citou algumas trilhas sonoras, colocar a lista delas, ou mesmo um link pra um lugar onde tivesse :)

Silvinha said...

Boa, Eveline!

Esse será tema para um próximo post... E o olha que tem um bocado de trilhas bacanas, viu!

:)

Acesse o site - BH LADO B

Os blogueiros do BH Lado B:

Bruno [ver perfil]
bruno@bhladob.com.br

Silvinha [ver perfil]
silvinhalacerda.bh@gmail.com

André Painho [ver perfil]