24 September 2007

Indefinível

Quando fui convidada para fazer parte da equipe de blogueiros do BH Lado B, a primeira reação foi de friozinho na barriga. Também pudera, pois pretendo, aqui, tratar de assuntos relacionados a música, porém fugindo de rotulações pré-estabelecidas, o que não é uma tarefa das mais fáceis.

Cito o exemplo dos mitos que permeiam o que hoje é chamado de música eletrônica. Muitos acham que todo som extraído de computadores, pode ser assim denominado. Outros, que a linguagem é o que define.

A explicação correta, porém, vai muito além de discussões sobre instrumentos e linguagem. Eu, particularmente, transito muito bem por ruídos que eu mesma não consigo definir. Weird Music? Surreal Music? Indie? Rock? Sei lá. É dessa mistura indefinível que pretendo tratar em meus posts aqui no blog.

Gosto de sons que me trazem sensações, e de preferência que seja árdua, mas, ao mesmo tempo, deliciosa a sua descoberta. Árdua porque gosto, é claro, de um certo grau de dificuldade para encontrá-las, como se fosse um tesouro bem guardado. Se é superficial, fácil de ser encontrado, hum... ouro de tolo! Tenho meus preconceitos, mas hoje em dia me permito um pop ou outro, nem que seja para, simplesmente, sacá-lo e descartá-lo.

Espero sempre que a música crie novos horizontes, assim como uma nova história que conte, também, com um vocabulário próprio. Afinal, é notório que novos rumos estão sendo traçados. Deveríamos nos livrar das velhas fórmulas, e buscar o novo, o inusitado. Eu preciso do NOVO para me sentir viva. Necessito de algo que retire a camada de torpor e apatia na qual estamos instalados. A música é antídoto contra o marasmo, exercita nossa sensibilidade, e nos devolve a nossa capacidade de entusiasmo. Mas, para isso, temos que quebrar paradigmas e deixar que o NOVO seja absorvido.

1 comment:

Painho said...

É isso aí! A Música é sempre um horizonte sem fim, que além de belo, é uma eterna trama em constante mutação!

Acesse o site - BH LADO B

Os blogueiros do BH Lado B:

Bruno [ver perfil]
bruno@bhladob.com.br

Silvinha [ver perfil]
silvinhalacerda.bh@gmail.com

André Painho [ver perfil]